domingo, 13 de novembro de 2011

ATIVIDADE FINAL DO CURSO: O USO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Em decorrência da exclusão digital que ainda existe e das dificuldades no aprender e ensinar, a tecnologia além de viabilizar a inclusão digital também pode oferecer um leque de possibilidades para enriquecer e qualificar o processo ensino-aprendizagem. Atualmente devido o grande aparato tecnológico inserido no cotidiano, nós educadores precisamos desenvolver e nos apropriarmos de estratégias pedagógicas para proporcionar novas ferramentas de informação e comunicação aos educandos, preparando-os para atuarem adequadamente na sociedade da informação e do conhecimento. Há pouco tempo para alguns educadores existia o temor de que os recursos tecnológicos aplicados à educação – as Mídias educacionais – iriam substituir os professores. Esse temor mostrou ser sem fundamento, uma vez que uma mídia é apenas um meio e como tal não pode substituir o professor. O que efetivamente ocorreu foi um processo de incorporação das mídias como instrumento para sistematizar a relação de ensino-aprendizagem e a organização educacional, sendo os professores os principais agentes de transformação por meio do desenvolvimento de projetos que sejam significativos para o aluno.
Comentário:
A minha participação no curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC  foi muito importante, pois me fez repensar quanto a minha prática docente e a tomar novas atitudes na construção do processo ensino-aprendizagem, com ousadia e sem medo de aplicar novas estratégias pedagógicas. Quanto ao uso das mídias nas escolas não devemos ter medo de aplicá-las à educação, pois ela é apenas um meio e jamais nos substituirá. O professor é o mediador e a ele cabe definir as estratégias que levará o aluno a alcançar seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário