domingo, 13 de novembro de 2011

Atividade 3.2- Utilizando tecnologias em sala de aula
Na prática pedagógica, é importante haver uma relação entre as diferentes áreas do conhecimento. Segundo Queiroz  et al. [2001].
Quando todas as disciplinas envolverem as mesmas competências e habilidades dos educandos, e estabelecerem relações entre si, indubitavelmente estarão trabalhando a nova concepção de interdisciplinaridade.
Na prática pedagógica, a interdisciplinaridade está profundamente relacionada à transversalidade, uma vez que remete à necessidade de recorrer a conhecimentos de diferentes áreas do saber. Além disso, a prática pedagógica deve contemplar os objetivos propostos pelos temas da convivência social. Segundo o artigo 26, parágrafo 2 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Na educação nos últimos quinze anos, a partir da alfabetização digital de professores e estudantes, o computador foi utilizado inicialmente como substituto das máquinas de escrever. Os jogos educativos também foram utilizados na escola como forma lúdica de memorizar e assimilar os conteúdos curriculares.
O uso do computador foi incorporado às ações educativas a partir de três visões: 1) como fim, aprender sobre computadores; 2) como meio, aprender do computador com o computador; e 3) como ferramenta de aprendizagem, integrada aos conteúdos curriculares. O desafio atual é integrar o computador às atividades desenvolvidas na sala de aula, beneficiando a aprendizagem dos alunos [ Fichmann, 2005]. Após a utilização de programas de edição de textos, desenhos, planilhas e jogos educativos, surgiu em 1990, a internet.
A internet é uma rede de alcance mundial constituída por computadores conectados entre si, que podem compartilhar informações e recursos de uso público e privado.
A fim de potencializar o uso da internet  na escola, é preciso orientar os alunos sobre as fontes de pesquisas na rede, a otimização, a sistematização e o registro dos dados coletados. Além disso, é necessário que sites confiáveis sejam utilizados com atitudes éticas relacionadas aos conteúdos disponibilizados na rede e utilizadas na pesquisa escolar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário